top of page

Dhana Trayodashi - Dia do Ayurveda?

Texto do Dr. Robert Svoboda - queiram conhecer mais em relação ao trabalho do Dr. Svoboda, acesse o site: www.drsvoboda.com


Dhana Trayodashi, também conhecido como Dhanteras, marca o início das festividades de Diwali na Índia.


Neste dia auspicioso, que cai no décimo terceiro dia da quinzena escura do mês lunar de Ashvin, as pessoas limpam e decoram suas casas, acendem lamparinas a óleo e dão as boas-vindas à Deusa Lakshmi, personificação da riqueza (dhana) e da prosperidade, em suas vidas.


Dhanteras é um momento para expressar gratidão pela riqueza material que temos e buscar as bênçãos do divino para uma abundância contínua. Muitas pessoas saem para fazer compras, comprando joias, moedas de ouro ou prata (principalmente aquelas impressas com a imagem de Lakshmi), utensílios, eletrodomésticos e até vassouras, pois alguns afirmam que comprar um cabo de vassoura neste dia afastará a pobreza do lar.


Poucas são as pessoas que farão você pagar contas ou reembolsar empréstimos em Dhanteras, e menos ainda que farão um novo empréstimo naquele dia.


Em algumas partes da Índia, o dia anterior ao Dhana Trayodashi, conhecido como Govatsa Dwadashi, é um dia destinado ao pagamento de dívidas financeiras. Muitos empresários limpam seus livros contábeis neste dia e comprarão novos livros contábeis no Dhanteras.


Dhana Trayodashi também é dedicado ao Senhor Dhanvantari, o deus dos médicos e criador do Ayurveda. A sua presença durante esta festa lembra-nos que a saúde é a verdadeira riqueza e que só se desfrutarmos do bem-estar poderemos verdadeiramente desfrutar da prosperidade e da abundância.


Os médicos ayurvédicos muitas vezes adoram Dhanvantari, solicitando suas bênçãos para si, suas famílias e seus pacientes.


Tanto Lakshmi quanto Dhanvantari surgiram durante o evento conhecido como Agitação do Oceano de Leite, um evento que possui significados externos e internos.



No vídeo acima, o Dr. Robert Svoboda conta a história do Batimento do Oceano de Leite


Dhana Trayodashi é um bom dia para lembrar que a riqueza não é um fim, mas sim um meio para um propósito mais profundo. A riqueza serve como uma ferramenta para vivermos uma vida plena, para apoiarmos os nossos entes queridos e para contribuirmos para o bem-estar da sociedade.


Além do brilho do ouro e da prata, Dhana Trayodashi é uma ocasião em que devemos relembrar a riqueza que reside dentro de nós, na forma de saúde física, da riqueza do nosso eu interior e do nosso crescimento espiritual. Dhana Trayodashi é um dia para nos encorajarmos a cultivar a riqueza da sabedoria e da compaixão, tesouros inestimáveis que nos oferecem orientação nos desafios da vida.


Simultaneamente, leva-nos a explorar as riquezas do nosso mundo interior, nutrindo o nosso crescimento espiritual e despertando para uma compreensão mais profunda de nós mesmos e do universo.


Ao celebrarmos Dhana Trayodashi, que possamos lutar por um equilíbrio harmonioso entre a riqueza material e espiritual, reconhecendo que a verdadeira prosperidade abrange ambas.


Saudações a Mahalakshmi!


Dr. Robert E. Svoboda (Ayurvedacharya) B.A.M.S – (USA) Formado em Medicina Ayurveda e Cirurgia, na Universidade de Pune em 1980, recebeu assim o titulo de Ayurvedacharya (B.M.A.S.).
É o primeiro Ocidental a se formar em uma faculdade de ayurveda (1980) e assim ser licenciado para a prática do ayurveda na Índia.
Viveu na Índia de 1973-80 e 1982-86. Neste tempo teve contato permanente com o seu mentor Vimalananda Aghori que o tutelou em ayurveda, yoga, jyotish (astrologia), tantra e outras disciplinas.
Em junho de 1973 foi o primeiro membro branco a ser iniciado na tribo Pokot no norte do Quénia.
De 1975-80 venceu todos os prêmios de excelência acadêmica em ayurveda na Universidade de Pune incluindo o premio Ram Narayan Sharma.
Desde 1985 viaja o mundo realizando palestras, ministrando consultoria ensinando e escrevendo. Faz parte do corpo docente como professor adjunto do Instituto do Dr. Vasant Lad, no Novo México e da Universidade Bastyr, Kenmore, WA. 
Autor dos livros: The Hidden Secret of Ayurveda (1980), Prakriti: Your Ayurvedic Constitution (1988), Ayurveda: Life, Health and Longevity (1992), Tao e Dharma Tao and Dharma (com co-autor Arnie Lade) (1995) este com edição em português e Ayurveda para Mulheres, Ayurveda for Women (1999). É autor de diversos outros livros sobre hinduismo, tantra, astrologia, vastu etc.
Dr. Robert Svoboda é sem sombra de dúvida a maior autoridade ocidental do ayurveda.
 http://www.drsvoboda.com


223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page